FAQ

  • FAQ Portal do Investidor
  • Ações de teles
  • Como obter informações sobre ações provenientes de aquisição de linha telefônica?

    A pessoa deverá se dirigir aos escritórios das companhias operadores dos estados onde a linha telefônica foi instalada, manifestando sua pretensão.

    Como proceder para venda das ações provenientes de aquisição de linha telefônica?

    Para a regularização da posição acionária, o acionista deverá comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil, para atualização da posição acionária em ações de emissão da Tele Norte Celular Participações S.A., OI S.A. e Contax Participações S.A.; ao Banco Itaú, para atualização da posição acionária em ações de emissão da Embratel Participações S.A.; ao Banco Bradesco S.A. no que concerne às ações da Telefônica Brasil S.A., TIM Participações e Telecomunicações Brasileiras S.A., uma vez que as mencionadas instituições financeiras foram contratadas para a prestação do serviço de atendimento a acionistas, tendo, por conseguinte, a obrigação de fornecer um extrato atualizado com a nova posição acionária.

    Caso o acionista deseje efetuar a venda das ações, poderá se dirigir a qualquer sociedade corretora e distribuidora credenciada por esta Comissão a operar no mercado de valores mobiliários, de sua escolha e confiança, manifestando sua pretensão, podendo vender toda a sua posição ou parte da mesma, conforme for de sua escolha.

    O valor a ser apurado na venda das ações dependerá da quantidade possuída que, por sua vez variará conforme o valor pago na aquisição da linha telefônica e à época da capitalização das ações.   Já o preço da ação é divulgado nos jornais de grande circulação que divulgam valores econômicos.

    Dependendo da quantidade de ações possuídas, o acionista também terá a opção de vender suas ações por intermédio dos bancos conveniados, quais sejam: Banco do Brasil S/A, Banco Santander (Brasil) S/A, HSBC Bank Brasil S.A., Itaú Unibanco Holding S/A e Banco Bradesco S.A.

    Ressaltamos que, no caso da venda ser realizada através do Convênio, o acionista só terá a opção de vender todas as ações de uma só vez, zerando sua posição.

  • Administrador de carteira
  • Como verificar se uma pessoa estaria registrada nesta comissão como administrador de carteira de valores mobiliários?

    A listagem dos administradores se encontra disponibilizada no site desta cvm, http://www.cvm.gov.br, no link "participantes do mercado".

    Gostaria de obter o registro de administrador de carteira? Ou como fazer para ser administrador de carteira?

    Recomendamos a leitura da instrução cvm nº 306, de 05.05.99 e das informações constantes do site no link "administradores de carteira". Em caso de dúvida, após a leitura das mencionadas instruções, contatar a gerência de investidores institucionais 2. E-mail: gii2@cvm.gov.br

  • Agente autônomo
  • Como verificar se um agente autônomo está credenciado nessa comissão?

    A listagem dos agentes autônomos se encontra disponibilizada no site da CVM, (www.cvm.gov.br), no link "participantes do mercado".