Casamento

Casar é uma grande decisão a tomar, que se torna ainda maior se levarmos em consideração que junto com a união vem também a junção do dinheiro do casal.
  • Enviar
  • Imprimir
??? Imagem/LegendaImagem ???

Casar é uma grande decisão a tomar, que se torna ainda maior se levarmos em consideração que junto com a união vem também a junção do dinheiro do casal. Se você for uma pessoa que gosta de gastar e tem um (a) parceiro (a) que gosta de economizar, isso pode gerar conflitos. Desse modo, antes de dizer “Eu aceito!”, que tal incluir o tema dinheiro nos tópicos a serem discutidos sobre o casamento? Para facilitar, fizemos uma lista sobre as coisas que podem ser incluídas nesta discussão:

- Conversem sobre suas atitudes em relação ao dinheiro: Falar de dinheiro ainda é tabu, mas uma conversa honesta sobre economias e gastos é necessária quando estamos prestes a casar. Perguntas como “Economizar é importante para você?”, “Você sabe economizar?” e “Como costuma gastar seu dinheiro?” são exemplos de como começar essa conversa. Estar ciente dessas coisas nos ajuda a ter perspectivas mais realistas sobre o que está por vir no âmbito financeiro da união.

- Abram o jogo sobre suas respectivas rendas. Quanto cada um ganha, posses, posses em conjunto etc devem ser abordados.

- Falem sobre seus débitos: Qual a quantia que cada um de vocês devem? Algum de vocês tem um empréstimo a pagar?

- Estabeleçam planos conjuntos para o dinheiro de vocês. Esses planos podem incluir o financiamento de uma casa, um bebê...É importante ter um objetivo definido para que possam decidir quanto economizar e por quanto tempo economizar.

- Criem um orçamento. Para desenvolver um plano de finanças é importante estar no controle dos seus gastos mensais. Desenvolvam um orçamento realista juntos.

- Sigam o plano de finanças que foi estabelecido. Ter um objetivo e um plano para alcançá-lo é ótimo, mas é preciso seguir a risca o planejado para obter sucesso.

- Pensem à frente: Se vocês não tiverem um plano de aposentadoria no trabalho, comecem a investir em um. Quanto mais jovens começarem, maior será o valor da aposentadoria no futuro.

- Paguem suas dívidas: Entrar em um casamento livre de dívidas é um ótimo presente para seu cônjuge.

- Discutam a necessidade de um acordo pré-nupcial: O que deve ser incluído se vocês decidirem assinar o acordo.

Depois de casados, existem outras coisas que vocês podem fazer para manter a vida financeira em ordem, como por exemplo:

- Decidir quem administrará as finanças do dia-a-dia. Apenas um ficará responsável pelas contas ou vocês dividirão a tarefa?

- Separem um tempo a cada mês ou quinzena para rever o orçamento . Revejam se estão dentro do planejado ou se há necessidade de mudanças.

 

Qualquer que seja o momento da vida, conheça e utilize o Guia CVM de Planejamento Financeiro, para melhor organizar e planejar sua vida financeira.