Herança

Receber uma herança é muito empolgante porque a maioria das pessoas raramente tem a oportunidade de gastar ou investir uma grande quantia em dinheiro de uma vez só.
  • Enviar
  • Imprimir
??? Imagem/LegendaImagem ???

Receber uma herança é muito empolgante porque a maioria das pessoas raramente tem a oportunidade de gastar ou investir uma grande quantia em dinheiro de uma vez só. Entretanto, decidir o que fazer com o valor herdado pode ser bem estressante, principalmente se quem o receber não tiver lidado com decisões financeiras anteriormente.

A herança pode vir sob a forma de um montante fixo, ativos como dinheiro ou seguro, imóveis etc.

O que fazer com a sua herança

O recomendável é que você leve meses ou até mesmo um ano para tomar uma decisão, principalmente se a herança recebida estiver ligada ao falecimento de um ente querido.
Deste modo, algumas considerações devem ser levadas em conta antes de decidir o que fazer com sua herança:

Estou fazendo o que posso para evitar a fraude?

Sua herança pode torná-lo alvo de golpes. Seja cauteloso se alguém se aproximar de você para discutir o que fazer com o dinheiro recebido. Afaste-se de promessas de lucros rápidos, rendimentos garantidos, ou a pressão para investir imediatamente.

Para evitar fraudes, você pode fazer uma pesquisa sobre corretores, consultores e oportunidades de investimento.

Preciso da ajuda de um profissional da área financeira?

Se você é o tipo de pessoa que lê frequentemente sobre as escolhas de investimento e faz as perguntas certas sobre elas, pode não precisar de conselhos de especialistas. Mas se você está ocupado com outras responsabilidades, ou não se sente confortável tomando decisões financeiras importantes, você pode se beneficiar de aconselhamento profissional. Se optar pela ajuda de um profissional, avalie cuidadosamente os seus antecedentes antes de fazer negócio com ele. Verifique se ele tem licença para atuar na área financeira e verifque se o indivíduo ou empresa que escolheu tem histórico de desentendimentos com reguladores ou outros investidores.

Fiz perguntas o suficiente?

Fazer perguntas é a melhor opção na hora de investir com sabedoria. Não importa se você é um novato ou vêm investindo há muitos anos, nunca é uma má ideia fazer perguntas. Não se sinta intimidado. Lembre-se, é seu dinheiro que está em jogo.

 

 

Qualquer que seja o momento da vida, conheça e utilize o Guia CVM de Planejamento Financeiro, para melhor organizar e planejar sua vida financeira.