Educação

Os pais estão sempre preocupados com o futuro de seus filhos, pensando em transmitir sólidos valores morais, estabilidade financeira e, principalmente, educação.
  • Enviar
  • Imprimir
??? Imagem/LegendaImagem ???

Os pais estão sempre preocupados com o futuro de seus filhos, pensando em transmitir sólidos valores morais, estabilidade financeira e, principalmente, educação.

A pessoa que conta com uma base consistente de conhecimentos pode ter melhores condições na hora de competir no mercado de trabalho.

Trabalhadores melhor qualificados tendem a ter maiores salários, embora seja exigida uma permanente atualização profissional.

Nesse cenário, pela importância que a educação tem para o futuro, ela tende a desempenhar um papel central no planejamento pessoal e familiar.

Mesmo quem pode optar por uma escola ou universidade pública, ou quem tem acesso a bolsas de estudos, provavelmente terá despesas adicionais que devem ser computadas no planejamento dos gastos com educação, tais como material didático, transporte e alimentação.

Por outro lado, investimentos maiores, como uma faculdade privada ou uma pós-graduação, normalmente exigem uma preparação ainda maior, envolvendo um gasto adicional expressivo com mensalidades.

Sendo assim, é importante que a formação de uma poupança para este tipo de despesas comece a ser feita o mais cedo possível. Desta forma, ela poderá ser feita com menor esforço.É importante lembrar também que, como qualquer valor poupado sempre pode ser transferido para novos objetivos, conforme a realidade e a situação de vida do investidor forem se modificando, poupar sempre vale a pena.

Por exemplo: caso o investidor se prepare para um cenário mais conservador, esperando um alto desembolso em mensalidades, e seja surpreendido com a aprovação em uma universidade pública, poderá utilizar o valor já poupado para suprir qualquer outra necessidade ou até mesmo para se permitir algum gasto extra - realizar uma viagem de estudos para o exterior, comprar livros mais caros, adquirir um novo computador etc - que não seria possível caso tivesse realmente as despesas estimadas.

 

 

Qualquer que seja o momento da vida, conheça e utilize o Guia CVM de Planejamento Financeiro, para melhor organizar e planejar sua vida financeira.