Principais documentos e informações dos fundos de investimentos

Os fundos de investimentos devem divulgar informações de forma abrangente, equitativa e simultânea para todos, inclusive utilizando os canais eletrônicos e as páginas na internet do administrador e dos demais responsáveis pela divulgação das informações. 

As informações devem ser escritas em linguagem simples, clara, objetiva e concisa, além de ser úteis à avaliação do investimento. Devem ainda ser verdadeiras, completas, consistentes e não podem induzir o investidor ao erro. 

Não podem assegurar ou sugerir a garantia de resultados futuros ou isenção de risco, e devem diferenciar fatos de estimativas e opiniões. 

Os principais documentos dos fundos de investimento que devem ser elaborados e divulgados pelo administrador são:

É importante também os investidores conhecerem o termo de adesão e ciência de risco, documento que deve ser assinado pelo cotista ao ingressar no fundo.

 

Além desses documentos, os administradores devem divulgar aos cotistas informações periódicas e eventuais


ATENÇÃO

Leia com atenção o regulamento, a lâmina e o formulário de informações complementares e certifique-se de ter compreendido adequadamente a política de investimentos, as taxas cobradas e os riscos envolvidos. Esclareça todas as dúvidas antes de investir e de formalizar o termo de adesão e ciência de risco.