Como Investir

Acesso ao Mercado: Como investir em cotas de fundos de investimento?

A forma de acesso ao mercado de fundos de investimento depende de o fundo ser aberto ou fechado.

Para adquirir cotas de um fundo de investimento fechado, de forma geral, o investidor terá que percorrer o mesmo caminho utilizado para aquisição de outros valores mobiliários negociados em bolsa. Assim, o investidor terá que ser cadastrado em uma corretora, ou distribuidora, habilitada a operar nos sistemas administrados de bolsa ou balcão, e seguir todos os procedimentos do mercado. Poderá, então, adquirir as cotas tanto nas ofertas públicas quanto no mercado secundário, caso as cotas sejam admitidas à negociação.

Nesses casos, é importante registrar que, além das taxas e custos inerentes à indústria de fundos, como a taxa de administração, o investidor incorrerá também nos custos de negociação, liquidação e custódia cobrados no mercado.

No caso dos fundos abertos, todo o processo de aquisição e resgate se dá diretamente com os administradores dos fundos ou seus distribuidores. Na maior parte dos casos, essas negociações ocorrem diretamente com os gerentes dos bancos, que geralmente têm uma carteira diversificada de fundos para oferecer aos clientes. A negociação de fundos abertos pode ser realizada também por intermédio de corretoras ou distribuidoras, o que não significa que o investidor está adquirindo as cotas em mercados de bolsa ou balcão, pois, nesse caso, essas instituições estão atuando apenas como distribuidores do administrador. De fato, tem surgido no mercado espécies de “shoppings” de fundos, o que facilita o acesso dos investidores a diferentes produtos de diferentes administradores. Mas, isso não significa que o investidor pode deixar de analisar todos os tópicos citados anteriormente. Nessa hipótese, os investidores não têm custos na transação, estando sujeitos apenas às taxas do fundo em que optar fazer o investimento.

Antes de adquirir as cotas de um fundo, certifique-se de que o produto atende aos seus objetivos, perfil de risco e horizonte de tempo. Lembre-se sempre de ler o regulamento e a lâmina de informações essenciais do fundo.

 

Continue aprendendo sobre os fundos de investimento.