Acesso ao Mercado

De acordo com as regras atualmente vigentes, a intermediação de operações em mercados regulamentados de valores mobiliários é privativa de instituições habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, por conta própria e de terceiros, na negociação de valores mobiliários em mercados regulamentados de valores mobiliários.

Dessa forma, o acesso dos investidores para a compra ou venda de valores mobiliários nos mercados regulamentos deve ser sempre por intermédio de instituições habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição. Atualmente, por exemplo, somente as corretoras e as distribuidoras de títulos e valores mobiliários estão autorizadas a operar nas bolsas de valores, mercadorias e futuros e nos mercados de balcão organizado. 

Portanto, os investidores interessados em comprar ou vender ações emitidas por companhias abertas, ou outros valores mobiliários negociados em bolsa ou balcão organizado, devem primeiramente providenciar o seu cadastro em uma corretora ou distribuidora que sejam habilitadas. A lista completa de corretoras e distribuidoras de valores mobiliários está disponível no site da CVM , assim como o cadastro de corretoras também poderá ser encontrado no site da BM&FBOVESPA.

O intermediário solicitará dos clientes todas as informações mínimas necessárias à realização do cadastro e aos demais procedimentos regulamentares necessários, lembrando que é obrigação dos investidores atualizarem essas informações, quando necessário. Cumprida essa etapa, os investidores estarão, então, aptos a operarem nos mercados regulamentados de valores mobiliários.

Como negociar através da Internet

Uma negociação on line obedece às mesmas regras aplicáveis às operações tradicionais em bolsas de valores. A corretora é obrigada a informar aos seus clientes todos os dispositivos e regras de negociação.

Consulte o site da BM&FBOVESPA sobre “Regulamento de operações no mercado de ações" e a Instrução CVM nº 380.

Home Broker

É o sistema das corretoras que permite o acesso das pessoas físicas (seus clientes) à plataforma de negociação eletrônica da BM&FBOVESPA via Internet. Para utilizar o sistema, o investidor precisa ser cliente de uma corretora que possua o sistema Home Broker, que permite que investidores enviem ordens de compra e venda pelo site de sua Corretora.   

O sistema consiste no atendimento automatizado da corretora, possibilitando aos seus clientes colocarem para execução, ordens de compra e venda de valores mobiliários no mercado à vista (lote-padrão e fracionário). As ordens, quando enviadas diretamente via Internet para o sistema Home Broker, serão sempre consideradas como sendo por escrito e aceitas somente após o momento de sua efetiva recepção pelo sistema Mega Bolsa e retorno da confirmação do aceite.

O cancelamento das ordens de operações transmitidas diretamente via Internet para o sistema Home Broker, somente será considerado aceito após sua efetiva recepção pelo sistema Mega Bolsa da BM&FBOVESPA, desde que o correspondente negócio ainda não tenha sido realizado. A confirmação da execução de ordens recebidas via Internet será feita pela Corretora ao cliente por meio de mensagem eletrônica.

Pelo Home Broker o investidor pode acessar as cotações on line. Nesse caso, ele deve ficar atento às cotações a que ele tem acesso, se estão sendo divulgadas em "tempo real" ou se possuem algum atraso em relação às cotações divulgadas pela Bolsa. Alguns sites podem divulgar cotações (preços) das ações com algum atraso (cerca de 15 minutos). Assim, é recomendável que o investidor certifique-se com sua Corretora se as cotações a que ele tem acesso são em tempo real. Em caso de dúvida é recomendável que o investidor compare as cotações de mais de uma corretora, em função do lapso de tempo que pode ocorrer entre uma divulgação e outra.

Principais Vantagens do Home Broker

  • Acesso às cotações on line. O investidor pode ter acesso às cotações (preços) das ações, porém, com algum atraso (cerca de 15 minutos). Assim, é recomendável que o investidor compare as cotações existentes em outras corretoras, em função do lapso de tempo que pode ocorrer entre uma divulgação e outra;
  • Recebimento, com maior rapidez, da confirmação das ordens executadas;
  • Resumo financeiro de todas as operações executadas e suas respectivas notas de corretagens;
  • Agilidade e praticidade no cadastramento e no trâmite de documentos, sendo, também recomendável, que o investidor procure a corretora para se cadastrar como cliente;
  • Possibilidade de consulta em casa ou no escritório das posições financeiras e de custódia;
  • Envio de ordens imediatas ou programadas, de compra e venda, no Mercado à Vista (lote padrão e fracionário) e no Mercado de Opções (compra e venda de opções);
  • Acompanhamento imediato da carteira.