Programa Circuito Universitário

É um programa de palestras e apresentações sobre o mercado de capitais realizadas em instituições de ensino superior com o objetivo de explicar o funcionamento do mercado de capitais e divulgar o papel da CVM na sua fiscalização e regulamentação

Além de apresentar os principais conceitos do mercado de capitais e informações sobre o papel e a atuação da CVM, as palestras também podem abordar temas específicos de interesse acadêmico da instituição de ensino, bem como dos estudantes enquanto investidores (hábitos de poupança e consumo, tipos de investimento, proteção do investidor etc.).

As palestras são preparadas numa linguagem simples e didática que procura alcançar o maior número possível de estudantes, com os mais variados níveis de conhecimento, procurando promover o interesse pela matéria e abrindo caminho para aqueles que desejarem aprofundar seus conhecimentos. Além disso, durante as palestras são distribuídos para os alunos exemplares das nossas publicações educativas.

Os custos com passagens e estadia dos palestrantes são custeados pela CVM, cabendo às universidades a cessão do local e dos equipamentos necessários e a divulgação do evento. Entretanto, ressaltamos que poderá não ser possível atender a todos os pedidos nas datas desejadas por questões de agenda dos instrutores ou por restrições orçamentárias.

Mesmo não sendo voltadas para estudantes de cursos específicos, constatamos que a maioria dos convites para palestrar partem de faculdades de Economia, Administração, Direito e Ciências Contábeis. Os contatos são geralmente feitos por professores de matérias que têm alguma ligação com o mercado de capitais, tais como finanças, contabilidade e direito comercial, sendo que em muitas ocasiões os convites partem dos próprios alunos.

A CVM tem interesse em atingir o maior número possível de alunos universitários, dos mais diversos cursos e formações. Portanto, é interessante que a palestra seja aberta para outros alunos da mesma faculdade ou universidade.

Conheça aqui os locais já visitados pelo programa.