Programa Bem-Estar Financeiro

O Programa Bem-Estar Financeiro é uma iniciativa educacional da CVM, em parceria com a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência, para levar educação financeira ao ambiente de trabalho.

Destinado a profissionais de empresas e instituições privadas ou públicas, o objetivo principal do Programa é melhorar o bem-estar financeiro dos participantes, e seus familiares, fornecendo conceitos, práticas e ferramentas que lhes ajudem a planejar, controlar e organizar melhor a sua vida financeira.

Para alcançar esse objetivo, o Programa é organizado em um curso modular, e aborda 06 temas: bem-estar financeiro; crédito e endividamento; controle financeiro; tranquilidade financeira e objetivos de vida; comportamento financeiro; e introdução aos investimentos.

De acordo com as características e prioridades identificadas no público-alvo, a realização do curso pode se adaptar, tanto no que se refere aos módulos incluídos, quanto em relação à organização e carga horária. 

As aulas de cada tema são estruturadas em uma etapa expositiva e outra prática. Na parte expositiva, o instrutor apresenta os principais conceitos e exemplos sobre o assunto. Na prática, os participantes são convidados a refletir sobre os conceitos estudados, por meio de estudo de caso, dinâmicas de grupo e individuais.

Como material de apoio, os participantes do curso recebem uma apostila do aluno para cada tema, a apresentação realizada pelo instrutor, e atividades individuais planejadas para estimulá-los a aplicar em sua vida pessoal os conceitos aprendidos.

Interessados em conhecer mais sobre os temas abordados no curso podem baixar gratuitamente a apostila do aluno de cada um dos módulos:


Apostila 01: O que é bem-estar financeiro?

Apostila 02: Crédito e endividamento

Apostila 03: Controle financeiro

Apostila 04: Tranquilidade financeira e objetivos de vida

Apostila 05: Comportamento de consumo

Apostila 06: Introdução aos investimentos

 

 

 

Quer saber mais sobre o Programa? Fale conosco

 

 

 

Os materiais do Programa Bem-Estar Financeiro são distribuídos nos termos da licença Creative Commons Atribuição – Uso não comercial – Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Qualquer utilização não prevista nesta licença deve ter prévia autorização por escrito da Comissão de Valores mobiliários.