Semana Mundial do Investidor - 2018

CVM é coordenadora nacional e preside Comitê responsável pela campanha
Mon Oct 01 03:47:00 BRT 2018

 

De 1 a 7/10/2018, será realizada a 2ª edição da Semana Mundial do Investidor (WIW – World Investor Week), projeto da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO).

A Semana faz parte da agenda de projetos coordenado pelo Comitê 8 da IOSCO (Retail Investors – Investidores de Varejo), atualmente presidido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com o objetivo de promover a consciência sobre a importância da educação financeira e da proteção ao investidor, disseminando mensagens de orientação e proporcionando novas oportunidades educacionais em todo o globo.

Em sua primeira edição, em 2017, o evento reuniu mais de 80 jurisdições e teve o apoio de diversos fóruns e organismos internacionais, como o G20, a OECD, o Banco Mundial, o BID. Segundo José Alexandre Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM, a Autarquia teve forte presença no ano passado, não apenas promovendo diversos eventos no país, mas liderando, junto com a CVM norte-americana, o grupo de trabalho que coordenou a campanha global, em nome da IOSCO.

“A ideia de uma semana mundial do investidor foi proposta pela CVM ao assumir a presidência do Comitê 8 da IOSCO, em 2016, em uma aliança mundial de reguladores pela educação financeira. Ultrapassando as expectativas iniciais de adesão e alcance, a WIW alcançou mais de 100 milhões de pessoas em 83 jurisdições. Em parceria com o Financial Planning Standard Board (FPSB), foi promovido o Primeiro Dia Mundial do Planejamento Financeiro (World Financial Planning Day), que reuniu planejadores financeiros certificados, no Brasil e em todo o mundo. Com apoio de parceiros locais, como a B3, a ANBIMA e a Planejar, a CVM organizou 79 eventos, alcançando quase 30 mil pessoas, com ações online e presenciais, em 17 cidades. Neste ano, buscaremos ampliar as iniciativas e os parceiros locais, a fim de alcançar um número maior de brasileiros”, comentou Vasco.

 

Acesse a agenda oficial no Brasil.

 

Saiba mais

Visite o site da WIW (link para site externo) e conheça as autoridades participantes, as organizações internacionais apoiadoras e mais informações. Para mais informações, acesse o relatório completo da WIW 2017 (link para site externo).

Confira, também, o release (versão traduzida) divulgado pela IOSCO.