GEAF

Thu Dec 20 18:03:00 BRST 2018

  

Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças

Novas turmas debaterão recentes pesquisas em antropologia e sociologia das finanças com profissionais do mercado

Já está em andamento a 2ª turma do Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças (GEAF), organizado pelo Centro Educacional CVM-OCDE de Letramento Financeiro para América Latina e Caribe em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NuCEC-UFRJ).

A novidade deste ano é que está acontecendo a 1ª turma em São Paulo, além da do Rio. Os encontros têm aproximadamente 2h de duração, em periodicidade mensal, previstos para ocorrer na penúltima quinta-feira de cada mês (18h às 19h30), até dezembro deste ano. Cada sessão discutirá capítulos de livros ou artigos indicados, escritos nos idiomas inglês (maioria) ou português. É indispensável que os participantes adquiram as obras indicadas e se comprometam com a leitura dos trechos designados.

 

Sobre o GEAF

O GEAF é uma iniciativa promovida no âmbito do Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM (NEC-CVM), cujos objetivos incluem a imersão em diferentes campos das ciências comportamentais. Os encontros debaterão pesquisas relacionadas aos estudos sociais das finanças, buscando estabelecer comparações com trabalhos de campos afins - como economia, direito e administração. O grupo visa reunir profissionais do mercado financeiro, servidores públicos, estudantes, professores e demais interessados na produção de ciências sociais com enfoque nos debates econômicos.

As reuniões do GEAF se caracterizam como um espaço de discussão horizontal, em que todos os participantes são estimulados a apresentar seus pontos de vista sobre a compreensão dos fenômenos em termos históricos e comparativos. Ao promover a aproximação das leituras com contextos nacionais é esperado que as reflexões do GEAF possam resultar em indicativos de estudos e pesquisas futuras, além de insights para políticas públicas relacionadas à Educação Financeira e à Regulação do Mercado de Capitais, bem como no desenvolvimento profissional dos integrantes.


Programação

Datas dos encontros em São Paulo:

23 agosto - livro Money Talks: Explaining How Money Really Works. Princeton University Press, 2017 - Introdução e 2 capítulos.
20 setembro
18 outubro
22 novembro
20 dezembro

 

Datas dos encontros no Rio de Janeiro:

  • 13 setembro - The Moral Power of Money (escrito pelo sociólogo argentino Ariel Wilkis), Stanford University Press, 2018 - Introdução e primeiro capítulo (pp.1-50).
  • 25 outubro
  • 29 novembro
  • 13 dezembro


ATENÇÃO: as vagas são limitadas.

Inscrições encerradas para São Paulo!